quinta-feira, 14 de abril de 2016

Como Treinar com seu Animal de Estimação

E se o seu animal de estimação o ajudasse a ficar em forma? Conheça algumas atividades de fitness que pode fazer com um dos seus melhores amigos.

Este é um artigo articulado por duas personal trainers apaixonadas por animais. A apaixonada por cães, Joana Marques e a apaixonada por gatos Ilidia Sá, que ao longo das suas vidas tiveram vários animais de estimação. Eles proporcionaram-lhes a descoberta de várias atividades lúdicas a realizar com os mesmos. Com este artigo pretendem identificar algumas atividades, com o objetivo de melhorar a sua condição física.
Qualquer que seja o seu animal de estimação, existem soluções bastante divertidas e eficazes para garantir a melhoria da sua condição física. O prazer que pode tirar com estas atividades, podem transformar a sua vida, torná-la mais saudável, bem como melhorar a vida dos seus melhores amigos.
Correr, pular, saltar e brincar, poderão novamente fazer parte das suas vidas.
Em baixo, indicamos algumas informações importantes, que deverá ter em atenção, antes de iniciar qualquer atividade com o seu amigo canino:
  • Tenha em atenção a idade do seu amigo e disponibilidade física, tomando atenção a possíveis problemas de saúde, principalmente articulares;
  • Não forçar o animal a realizar atividades, quando este já se mostre cansado e saturado;
  • Levar água (a hidratação é muito importante);
  • Escolher horários de menor calor na época de verão (manhãs e fins de tarde). Na época de inverno, exercitar-se em alturas do dia menos frias;
  • Cuidado com o piso onde vai praticar as atividades, devido às patas (atenção a piso muito quente, nomeadamente a areia da praia no período do verão e a locais com piso muito irregular).

Aqui ficam várias atividades de fitness que poderá realizar com o seu amigo canino, para consumir algumas calorias extra e manter-se saudável e em forma:
Atividades aeróbias
• Caminhada – é algo muito apreciável pelos cães, principalmente os de pequeno porte e se o dono gosta de caminhadas ainda é melhor com companhia. O tempo médio aconselhado é entre 30 a 45 minutos, podendo aumentar ate 60 minutos progressivamente ao longo das caminhadas.
• Corrida – ajuda a fortalecer a musculatura do seu cão, alivia o stress e reduz a ansiedade tornando-o assim, mais saudável e ativo. A corrida terá de ser aumentada de forma progressiva. É como se fossemos nós a iniciar a corrida ou qualquer atividade física. Começando por uma pequena caminhada para aquecer, vamos introduzindo a corrida aos poucos. O tempo aconselhado será um máximo de 30 minutos, com intervalos de caminhada e corrida. Devemos ter em atenção à hidratação, pausas para descanso e estado de fadiga do animal. Os cães mais apropriados para esta atividade são os de maior porte e hiperativos (ex: labrador e cães de caça).
• Bicicleta - andar de bicicleta é um desporto muito eficiente para queimar as calorias em excesso, é relaxante, o coração fica mais forte e ajuda a reduzir acidentes cardiovasculares. O acompanhamento do seu amigo nestas atividades deverá ter os mesmos cuidados que na corrida, sendo a intensidade adequada à personalidade e porte do cão. A trela deve ser curta de forma a evitar que se possa enrolar nas rodas da bicicleta.
• Patinagem – esta atividade exige boa técnica de patinagem, boa coordenação e também que o seu cão seja bem treinado e obediente. Não é uma atividade aconselhada para pessoas que são patinadores ocasionais. Se for bem treinado pode ir sem trela ao seu lado a correr, senão é melhor começar com trela, sendo as melhores, as trelas retráteis.
Atividades de treino de força e agilidade
Enquanto está a fazer abdominais, agachamentos, burpees, entre outros exercícios, atire uma bola ou outro objeto, de forma a que o seu cão se vá divertindo, enquanto faz os seus exercícios;
O Lançamento do disco, é ótimo para trabalhar os membros superiores, ajuda a fortalecer os braços e trabalha a zona abdominal (alterne o braço que lança o disco), após ou antes do lançamento pode ainda, introduzir saltos e exercícios de força e agilidade, ex: skipping, Burpees, agachamentos, flexões de braços, entre outros);
Montar um circuito de agilidade, ex slalom entre pinos, passar por baixo de obstáculos, subida e descida de rampas e realizar a atividade em conjunto com o seu cão. Execute estes circuitos durante um máximo de 20 minutos, com tempo de pausa entre cada um deles.
Para os amigos felinos, aqui ficam algumas ideias a desenvolver:
A sugestão para estes exercícios será de séries de 20 repetições com repouso de 1’ entre cada um dos exercícios.
Quanto saltar à corda, utilize uma pequena lanterna ou laser apontada para a parede. Cada vez que salta, os pontos de luz são refletidos na parede e o gato diverte-se a saltar e a tentar trepar a parede.
Amarre um pequeno brinquedo ou cordel aos seus pesos, na execução dos vários exercícios que conhece, ex: agachamentos, supino, remada, etc. O gato irá saltar atleticamente para tentar alcançar esse brinquedo com as patas e com os dentes.
Com uma cana e um cordel amarrado na ponta, executar agachamentos pliométricos Quando saltar, não deixe o cordel tocar no chão. Quando estivermos apoiamos no solo, permitir que o gato toque no fio. O mesmo pode ser feito em Lunge pliométrico com troca de apoios.
Com o gato na região do seu abdómen, ao mesmo tempo que o acariciamos, fazemos subida da bacia sem nunca tocar com os glúteos no chão de forma a executar uma ponte com as omoplatas e pés apoiados. Uma alternativa mais difícil, é utilizar apenas um apoio.
Enquanto faz abdominais, poderá segurar uma pequena lanterna lançando a luz para a parede vazia. Á medida que faz movimentos de flexão e extensão do tronco, o gato corre e salta para tentar apanhar as luzes.
Lembre-se sempre que estas atividades deverão ser momentos lúdicos, pelo que não deverá obrigar o seu cão ou gato a realizar qualquer atividade que ele não mostre interesse, ou que mostre sinais de estar a ficar stressado ou excessivamente cansado a executar a mesma. Procure dentro destas atividades aquelas que melhor servem os vossos interesses e com recurso a este artigo e à sua imaginação divirta-se e seja saudável!
Joana Marques e Ilídia Sá
Personal Trainer Holmes Place Alvalade

Nenhum comentário:

Postar um comentário