sexta-feira, 22 de abril de 2016

Quais os Beneficios da Figueira

Laxante natural, pode ser consumido simples, com queijo de figo ou outra receita tradicional.
Árvore originária da Ásia, a figueira prolifera muito pela região mediterrânica, inclusive em Portugal.
Vitaminas, minerais, proteínas e fibras com ação laxativa são os seus princípios ativos.
Esta contém ainda enzimas com ação proteolítica, útil em calos, verrugas e inflamações.

A figueira pode ser usada como laxante natural e ser consumida simples, como queijo de figo, estrelas de figo ou outra receita tradicional. O seu efeito é potenciado pela conjunção com sementes de linhaça de manhã, devendo esta combinação ser tomada em jejum e, no final, acompanhada por um copo de água quente. Além disso, estimula a digestão, devendo ser consumido 10 a 30 minutos antes das refeições.

Administração e precauções
A forma mais comum é comer o fruto fresco ou seco. As sobremesas fazem parte da culinária tradicional em Portugal. Pode fazer-se chá com as suas folhas. Tenha atenção pois em algumas pessoas, pode surgir uma reação alérgica na pele, muitas vezes agravada pela exposição solar.
Estudos científicos
A indicação tradicional da seiva do figo no tratamento das verrugas foi cientificamente comprovada num estudo publicado no International Journal of Dermatology em 2007, com um sucesso de 44% de eficácia. Apesar da crioterapia ter obtido 56% de curas, os autores do estudo consideraram que, por ter tido alguns efeitos adversos (em 18% dos pacientes), é mais seguro utilizar o método natural. É que, além de não ter tido relatos de efeitos adversos, o látex do figo teve um efeito mais rápido, é mais fácil e agradável de aplicar e tem uma menor taxa de recorrências que a crioterapia.
Remédios caseiros
Exisrem duas sobremesas que podem ser muito úteis para a prevenção e combate à obstipação:

- Queijo de figo
Moa 500 g de amêndoas com um quilo de figos secos. Numa panela, ponha uma chávena de água ao lume com 100 g de açúcar mascavado e raspas de limão (pode juntar 20 g de canela e/ou 20 g de chocolate preto). Junte tudo e mexa durante cinco a 10 minutos. Quando a mistura arrefecer e com a ajuda das mãos, dê-lhe a forma de um queijo. Leve ao forno durante cinco minutos.
- Estrelas de figo
Espalme dois figos secos. Corte em cinco bicos e abra, como se fossem pétalas, em forma de estrela. Coloque amêndoas sem pele (inteiras ou cortadas ao meio) nas pontas das estrelas e o segundo figo por cima a fechar. Leve ao forno para ficar ligeiramente torrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário